Facebook Facebook Facebook Facebook

Os melhores emuladores: tudo para transformar seu PC em um console, do Atari ao PS2

Muitas pessoas afirmam que os jogos antigos eram bem melhores do que os atuais, isso em grande parte pela simplicidade e diversão. Com os emuladores é possível tirar a limpo esta história ou simplesmente matar a saudade daqueles grandes títulos que marcaram o seu passado.
Nesta matéria, você encontrará uma lista completa com os principais emuladores do Superdownloads, capazes de rodar jogos de videogames, computadores antigos e até mesmo aqueles que funcionavam apenas no antigo sistema MS-DOS. Desejamos a todos uma excelente "jogatina"!
Antes de partirmos para a lista, que tal dar uma olhada em duas das majestosas propagandas de consoles da década de 80 e 90? Esta abaixo trata do console Odyssey, lançado aqui no Brasil pela Philips no final dos anos 80.

"É realmente notável!"
Abaixo, um depoimento de Pelé revelando o segredo de seu futebol arte (alguém ai também achou que a voz do rei do futebol está bem parecida com a do Chaves e do Chapolin?).

Computadores

WinUAE




Este programa é capaz de emular com perfeição o computador Commodore Amiga, grande sucesso da década de 80 e 90. Dentre os principais atrativos da máquina, em sua época, estão a capacidade de exibir gráficos com resolução de até 640x400, o sistema multitarefa e som estéreo de até 4 canais.
O mais interessante da ferramenta é sua capacidade de emular dezenas de dispositivos da marca, além de permitir ajustes nos mais variados componentes da máquina emulada; da memória RAM aos ciclos disponíveis do processador.

Jace


Deu aquela vontade de relembrar os programas ou jogos disponíveis no Apple II? Este programa promete ajudá-lo com o máximo de fidelidade. Como o programa foi desenvolvido com a tecnologia Java, não é preciso fazer instalações, basta obter os executáveis do Apple IIe ou os discos rígidos do sistema e rodar o Jace.
Assim como o emulador anterior, este também é capaz de rodar programas comuns. Tá esperando o que? Reviva agora mesmo a máquina que ajudou a popularizar o mercado de computadores pessoais. Não se esqueça de instalar o Java SE Runtime Environment (JRE) No ranking semanal antes de tentar executar o arquivo, caso ainda não tenha.

openMSX


Com este programa você conseguirá emular dezenas de máquinas contruídas sobre a especificação MSX, um padrão de computadores muito usado na década de 80 e 90. Esta plataforma ficou particularmente conhecida por trazer jogos de grande sucesso como Metal Gear, Bomberman, Final Fantasy, Castlevania e Contra.
Mais uma vez, a comunidade de desenvolvimento fez um grande trabalho com este emulador, tornando o capaz de simular o funcionamento dos programas e jogos em dezenas de máquinas; dentre elas, as montadas pelos fabricantes Panasonic, Canon, Goldstar, Gradiente, Sony, Sharp, Yamaha e Philips.

DOSBox


Este é um emulador muito popular entre os usuários do Superdownloads, pois permite rodar com perfeição centenas de jogos feitos para o antigo sistema MS-DOS, da Microsoft. Com ele, você pode facilmente relembrar os clássicos de seu PC antigo, que deixaram de funcionar a partir do Windows XP por questões de compatibilidade.
O emulador em si não é muito fácil de usar, mas é possível facilitar o serviço com o programa DOSBox, que oferece uma interface gráfica para indicar os arquivos e parâmetros dos programas que deseja executar.

Consoles

Stella


Uma ótima opção para rodar os jogos do Atari 2600 ou derivados, pois permite até mesmo simular as características presentes nos televisores da época; como saturação, baixa resolução e a produção de artefatos visuais (defeitos). Além disto, a ferramenta conta com diversos menus para facilitar a localização das ROMs, ajustes no som e a configuração dos controles.
Dentre os recursos mais curiosos do emulador está a possibilidade de usar o mouse como controle do Atari. Será que isso realmente facilita a jogatina? Aproveite este emulador para relembrar clássicos como Pitfall, River Raid, Enduro e Pac Man.

Pcejin


Já conhece ou gostaria de conhecer os jogos do console TurboGrafx16 (PC Engine)? Então este é o emulador ideal para você. Com ele você poderá, além de detonar nos jogos, também hackear os valores presentes em sua memória; o emulador facilita esta operação através de ferramentas para visualizar, localizar e alterar valores na memória RAM durante a execução dos jogos.

Kega Fusion Ouro


*Este emula até mesmo o chuviscado da TV antiga
Rode jogos do Master System, Mega Drive, Sega CD e Game Gear com o máximo de fidelidade com este emulador. Para fazer esta façanha, ele traz uma série de filtros para aplicar aos seus jogos favoritos, que podem tanto remover o serrilhado dos gráficos quanto simular a execução dos mesmos através de uma antiga TV de tubo.
É possível descatar na ferramenta o modo de jogo em rede (Netplay), a possibilidade de avançar rapidamente as cenas e o recurso de save state; este último permite ao jogador salvar e carregar o seu progresso em qualquer momento do jogo, um ótimo recurso para aqueles jogos extremamente difíceis.

ZSNES 


Este é um dos mais famosos emuladores de Super Nintendo (Super Famicom), isso graças a grande quantidade de ajustes que permite; dentre eles, o chip usado no console durante a execução e os filtros que o usuário deseja aplicar nos gráficos do jogo. Também merece destaque o recurso e os ajustes de Fast Forward, que permitem ao jogador acelerar o game, caso ache ele muito fácil ou entediante.
Se você já enjoou de um jogo, ou apenas jogá-lo sozinho, o ZSNES realiza partidas online a partir do recurso Netplay; bastando para isto que o outro jogador tenha a mesma versão do emulador e do jogo (ROM). Aqueles que gostam de trapacear também encontrarão na ferramenta uma importante aliada, que permite inserir cheats com o padrão Game Genie.

NeoRaine


Com este programa você poderá rodar os grandes clássicos do Neo Geo; como a série The King of Fighters, Metal Slug, Fatal Fury e vários outros grandes sucessos da época. Como não poderia deixar de ser, o NeoRaine conta com simulação de memory card para os salvar jogos e ainda um vasto conteúdo disponível no site dos desenvolvedores; que vão desde filtros especiais para melhorar a qualidade gráfica até skins para personalizar o visual da ferramenta.
Para usar o emulador você precisará do arquivo "neocd.bin", que infelizmente não pode ser relacionado nesta matéria.

Virtual Jaguar


Este programa permite emular os jogos lançados para o Jaguar, último console comercializado pela Atari, entre 1993 e 1996. Apesar do relativo fracasso do projeto, graças ao lançamento dos consoles Playstation e Sega Saturn, o Jaguar conseguiu surpreender o mercado com uma pequena amostra do que seriam os jogos 3D daquele momento em diante; isso graças a sua arquitetura de 64 Bit.
Dentre os jogos mais conhecidos deste velho guerreiro estão Doom, Wolfenstein 3D, Rayman e Alien vs. Predator. Com o Virtual-Jaguar emular os jogos distribuídos tanto sobre a forma de cartuchos quanto em CDs, além de realizar ajustes finos no visual dos jogos e também acelerar a execução dos mesmos; uma boa opção para trechos mais chatos.
Para usar: depois de baixar os dois arquivos necessários para usar o programa, descompacte e mova as DLLs do pacote "Qt-SDL..." para a mesma pasta que possui o executável do programa, o "virtualjaguar.exe".

Yabause


O Sega Saturn foi uma verdadeira febre de vendas aqui no Brasil apesar de seu preço extremamente salgado para a época, isso aconteceu graças a títulos como Virtual Fighter, Virtual Cop e vários outros jogos que exploravam suas tecnologias avançadas de 2D e 3D. Com o tempo, o alto custo e a complexidade de desenvolvimento dos jogos fez com que o Saturn acabasse perdendo espaço para o rival Playstation.
Para reviver este grande console, o emulador Yabuse traz uma série de recursos como ajustes na qualidade das imagens e sons, captura de vídeos a partir das partidas jogadas, save state (salvar e carregar jogos em qualquer momento) e várias ferramentas para criar trapaças ou, então, analisar o funcionamento dos dispositivos emulados do Sega Saturn.

4DO


Talvez a característica mais marcante do console 3DO tenha sido a sua grande quantidade de jogos filmados ou pré-renderizados, que faziam uso intensivo da unidade de CD-ROM deste pioneiro da geração de videogames domésticos 32 Bit. Dentre os títulos mais famosos desta plataforma estão Gex, Alone in The Dark, The Need for Speed, Samurai Shodown e Mad Dog McCree.
O 4DO é um emulador de código aberto pronto para satisfazer os jogadores mais exigentes; para isso, ele permite ampliar a resolução dos jogos (upscaling), ajustar a velocidade de execução e ainda fazer ajustes finos nos sons dos jogos. Baixe agora mesmo o emulador e jogo um dos consoles mais desejados de sua época!

ePSXe Prata


Este emulador traz de volta com perfeição um dos mais bem sucedidos consoles da história, o clássico Playstation 1 (PSOne); o mais vendido de sua época, que originou ao longo dos anos os Playstation 2 e 3. Nele foram lançadas centenas de títulos de sucesso como Gran Turismo, Crash Bandicoot, Metal Gear Solid, Final Fantasy (vários títulos), Silent Hill, Twisted Metal, Resident Evil, Tomb Raider e Winning Eleven (Pro Evolution Soccer).
No ePSXE você pode rodar estes e vários outros jogos com ótima qualidade, além de fazer  ajustes precisos no vídeo, som e nas características de emulação. Caso queira, o jogador pode, ainda, acelerar a execução de seus títulos preferidos, fazer partidas pela Internet e salvar o jogo a qualquer momento.
Para usar o programa é preciso colocar um arquivo de sistema do Playstation em sua pasta "bios". Infelizmente, diante das leis brasileiras, não podemos hospedar este tipo de dado, mas não deve ser tão difícil encontrar os arquivos scph1001.bin ou scph7502.bin em seu buscador preferido. Também é preciso baixar o arquivo zlib1.dll e colocar na mesma pasta que o executável do programa.

Emu-1964


O Nintendo 64, apesar de trazer tecnologia de 64 Bit, concorria diretamente com o Playstation (de 32); o único da geração a usar ainda cartuchos para armazenar os jogos, algo que melhorava a velocidade de carregamento dos jogos, mas reduzia espaço disponível em armazenamento. Dentre os grandes títulos do N64 estão Super Mario 64, The Legend of Zelda: Ocarina of Time, GoldenEye 007, Banjo-Kazooie, Mario Party, Pokémon Stadium e Turok.
Com o 1964 fica fácil reviver os jogos do Nintendo 64 com perfeição, usando para isto recursos de primeira linha. O emulador permite realizar partidas online, inserir códigos de trapaças através de uma versão virtual do Game Shark, escolher cada plug-in utilizado (vídeo, áudio e controle) e ainda alterar a velocidade de execução dos jogos.

nullDC


O Dreamcast, da Sega, foi um daqueles consoles com excelentes jogos mas que acabou sendo engolido por outro mais potente, no caso o Playstation 2; o fato mais curioso do console é ter sido o primeiro a oferecer de fábrica modem e conexão com a Internet. Dentre os principais jogos lançados para esta máquina estão Crazy Taxi, Shenmue e Sonic Adventure.
Com o nullDC é possível rodar os jogos de Dreamcast com ótima qualidade, segundo os próprios usuários do Superdownloads que tiveram o console postaram na página de download do programa. Dentre os destaques da ferramenta, está o fato de não exigir placas de vídeo extremamente potentes e a possibilidade de ajustar cada parâmetro de execução dos games.
Para usar o programa é preciso baixar a BIOS do console, algo não muito difícil de fazer em seu buscador preferido.

PCSX2


O Playstation 2 é o líder na lista dos consoles mais vendidos de todos os tempos, isso em parte graças ao seu grande poder de processamento comparado com os concorrentes da época e a grande aceitação por parte dos desenvolvedores de jogos. Nele surgiram jogos memoráveis como God of War, Shadow of the Colossus, GTA 3, GTA: San Andreas e Metal Gear Solid 2.
No PCSX2 é possível rodar os principais títulos do PS2 com um bom índice de compatibilidade, dentre eles títulos como God of War, Teken 5 e Final Fantasy X. Com este programa, é possível até mesmo jogar com qualidade superior ao console original (segundo os desenvolvedores), isso graças a mecanismos avançados para aumentar a resolução dos jogos e também aplicar filtros especiais; dentre eles o de anti-aliasing, que arredonda as formas, e o de textura.

Dolphin Ouro


Mesmo com menos poder do que os consoles de sua geração (Xbox 360 e Playstation 3), o Wii revolucionou o mercado de games graças ao seu controle, que permite ao jogador manipular os games de forma muito mais próxima a qual fariam na vida real. Dentre os grandes títulos do console estão Wii Sports, Wii Play, Mario Kart Wii e Wii Fit.
Com o Dolphin você pode jogar tanto os títulos do Wii quanto os do Game Cube, usando para isto seu controle convencional (caso o jogo suporte) ou até mesmo o controle nativo do Wii, bastando, para isto, apenas um adaptador Bluetooth conectado em seu PC. O emulador tem o código aberto e recebe constantemente novas melhorias por parte da comunidade.

Portáteis

DeSmuME


O Nintendo DS é um dos mais bem sucedidos consoles portáteis de todos os tempos (se não for o próprio), isso graças a forma divertida de interação oferecida por sua tela sensível a toques e a forma criativa com que esta foi aproveitada pelos games. Em meio aos grandes sucessos do console estão Super Scribblenauts, Professor Layton, Phoenix Wright, Mario & Luigi: Bowser's Inside Story, Pokemon Black & White e Mario Kart DS.
No DeSmuME, além de jogar tranquilamente os principais títulos, você pode, ainda, hackear os principais aspectos de funcionamento do portátil; dentre eles a memória do dispositivo, os registros do processador e os objetos usados pelo game, tudo em tempo real. Com isso, a ferramenta agrada tanto os jogadores casuais, que não querem complicações, e também aqueles que sempre quiseram saber mais sobre o funcionamento do console.

VBA-M


É dificil encontrar alguém que nunca tenha visto um aparelho da família GameBoy, famosos principalmente pela série de jogos sobre Pokémons. O primeiro deles, extremeceu o mercado norte americano com o popular jogo Tetris em sua memória, uma estratégia que acabou por desviar as atenções do portátil da Sega, o Game Gear.
Com o emulador VBA-M você pode emular jogos lançados para toda a série GameBoy (do clássico ao Advanced) de forma prática e ainda criar suas próprias trapaças. Para os usuários avançados, o programa traz recursos para decompilar os jogos, monitorar precisamente a memória usada pelo jogo e até mesmo alterar os registradores do processador durante a execução.

JPCSP Em português


Ficou com vontade de jogar o portátil PSP mas não estava com ele próximo de seu PC? Agora não tem problema, é só instalar JPCSP e carregar os jogos nele. O emulador JPCSP, feito em Java, ainda encontra-se no inicio de seu desenvolvimento mas ganha rapidamente suporte aos principais jogos do console portátil da Sony.
Segundo relatos no Youtube, o emulador já é capaz de rodar perfeitamente trechos do jogo God of War: Ghost of Sparta, Naruto Shippuden e vários outros. Contudo, por se tratar de uma versão ainda beta, é possível que ocorram uma série de problemas relacionados à velocidade de execução dos jogos e também compatibilidade com títulos especificos.

Arcade

JPCSP Em português


Em tempos remotos, os fliperamas dominaram o mercado de games; isso principalmente pela inexistência de consoles domésticos ou simplesmente pelo alto preço deles. Seja qual for o motivo que nos levava a buscar os fliperamas, o fato é que esta plataforma representa uma dose extra de diversão; talvez pela possibilidade de enfrentar desconhecidos ou simplesmente pelo porte das máquinas.
O MAMEUI permite rodar jogos criados para dezenas de máquinas diferentes, a partir de uma única janela; algo muito mais prático do que instalar uma ferramenta para cada sistema arcade. Dentre as principais qualidades da ferramenta está o fato de classificar as máquinas e jogos de acordo com sua tecnologia, simplificando a vida de quem se lembra perfeitamente daquilo que queria jogar.

Tudo em um

Outra opção para emular todos os consoles descritos acima, e vários outros mais, sem instalar um programa de cada vez é o pacotão EmuPack. Com ele você instala apenas uma vez, e o pacote já disponibiliza dezenas de emuladores de uma só vez; incluindo algumas ferramentas experimentais para emular Xbox, Xbox 360 e Playstation 3.
Para acessar a ferramenta, basta clicar no atalho do Emupack na área de trabalho, responsável por abrir uma pasta contendo os atalhos para as demais ferramentas.

Lembrete: os emuladores apenas funcionarão com os jogos distribuídos em forma de ROMs. Aqueles que emulam consoles baseados em CDs ou DVDs, também são capazes de rodar neste formato.

Sua opinião

Você já usa um destes emuladores? Gostaria de sugerir um de sua preferência? Comente abaixo sua experiência com emuladores de consoles e computadores!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Rumor Jogos © 2014 | Todo conteúdo aqui postado deve ser usado para fins experimentais, após fizeres downloads adiquira os jogos originais